No dia 18 de abril.
No âmbito Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se celebra a 18 de abril, o Amoreiras 360° Panoramic View e o Museu da Água – Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras vão realizar visitas gratuitas conjuntas aos dois espaços.
Sob o mote “Património e Mudança”, com o intuito de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, assim como para a necessidade da sua proteção e valorização, esta data pretende despertar uma reflexão sobre a forma como se pode salvaguardar e proteger sítios, paisagens e monumentos. Património que deverá ser entendido como um agente de união, de partilha, de cidadania e de vontade de futuro.
Durante todo o dia, o Amoreiras 360º Panoramic View estará de portas abertas para receber todos os que o queiram visitar, este que é o ponto mais alto da capital.
Para quem quiser ir apenas visitar o Amoreiras 360º Panoramic View, o acesso poderá ser efetuado entre as 10h00 e as 12h30 e das 14h30 às 22h00. Sem inscrição necessária, os visitantes deverão dirigir-se ao Balcão de Informações, no interior do Amoreiras Shopping Center (piso 1, junto à Fnac) e levantar o seu bilhete.
Com uma vista de cortar a respiração, o conhecido miradouro do Amoreiras Shopping Center desafia os visitantes a explorar o local e a adotarem, futuramente, medidas sustentáveis de proteção dos monumentos e marcas históricas que dignificam o nosso país.
O Padrão dos Descobrimentos, o Palácio Real da Ajuda, o Cristo Rei, as Pontes 25 de Abril e Vasco da Gama, o Palácio de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, o Castelo de São Jorge e o Aqueduto das Água Livres, são alguns dos vários pontos emblemáticos da cidade que podem ser avistados a partir deste Miradouro. Para complementar esta experiência memorável, estão distribuídas pelo recinto lunetas de longo alcance gratuitas e mapas informativos sobre os pontos históricos a avistar.
Para quem preferir um tour guiado, serão organizadas duas visitas conjuntas ao Amoreiras 360° Panoramic View e o Museu da Água – Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras, às 16h e às 19h, de onde se pode avistar o património cultural de Lisboa de forma panorâmica.
No Reservatório da Mãe d’Água, os inscritos poderão visitar o seu espaço amplo, luzente e unificado, sugerindo o seu interior a planta de uma igreja estilo Salão. A água das nascentes jorra da boca de um golfinho sobre uma cascata, construída com pedra transportada das nascentes do Aqueduto das Águas Livres, e converge para o tanque de 7,5 metros de profundidade. Do tanque emergem quatro colunas que sustentam um teto de abóbadas de aresta que, por sua vez, suporta o magnífico terraço panorâmico sobre a cidade de Lisboa.
As visitas guiadas a ambos os espaços realizam-se às 16h e 19h, em grupos de 25 pessoas. A inscrição nestas visitas é obrigatória e poderá ser feita por telefone através do número +351 218 100 215 ou por e-mail: mda.epal@adp.pt.