Uma das coisas que torna os livros tão mágicos é a sua capacidade de pintar histórias tão vívidas — isto é, tão ricas e cheias de cor — que quando as lemos sentimos que elas se desenrolam na nossa imaginação como um filme. Nalguns casos, chegaram mesmo a saltar da imaginação para o grande ou pequeno ecrã. Vem connosco conhecer algumas das melhores adaptações de livros infantojuvenis que já chegaram ou estão prestes a chegar ao cinema ou à televisão – e não te esqueças das pipocas!
Das páginas para o (pequeno) ecrã
Trilogia das formas, Mac Barnett e Jon Klassen
Baseada na trilogia de Mac Barnett e Jon Klassen dedicada às formas geométricas Triângulo, Quadrado e Círculo, A ilha das formas acompanha as aventuras destes três amigos à medida que eles aprendem a lidar com as suas diferenças.
Série: A ilha das formas (Apple TV)
As Crónicas de Spiderwick, Tony DiTerlizzi e Holly Black
Inspirada na série de cinco livros com o mesmo título, As Crónicas de Spiderwick ainda não tem data de estreia, mas promete fazer justiça ao universo mágico criado por Tony DiTerlizzi e Holly Black. Até lá, podes ler ou reler as aventuras dos irmãos Simon, Jared e Mallory Grace.
Série: As Crónicas de Spiderwick (Disney+)
Percy Jackson, Rick Riordan
À Disney+ está também prestes a chegar (ainda sem data de estreia) a adaptação de uma outra coleção de cinco livros muito acarinhada pelos leitores. Inspirada na mitologia grega, esta história da autoria de Rick Riordan é uma aventura imperdível para todos os fãs de fantasia.
Série: Percy Jackson e os Olimpianos (Disney+)
O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo, Charlie Mackesy
Comparada por alguns ao clássico O Principezinho, esta fábula sobre esperança e bondade acompanha a amizade improvável entre um menino curioso, uma toupeira gulosa, uma raposa cautelosa e um sábio cavalo. Recentemente adaptada a curta- -metragem, tem vindo a conquistar leitores e espectadores de todas as idades.
Filme: O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo (Apple TV)
Matilda, Roald Dahl
Um verdadeiro clássico da literatura infantojuvenil, Matilda foi primeiro adaptado ao cinema em 1996. Recentemente, chegou ao grande ecrã a adaptação do musical que deu a conhecer à Broadway esta menina prodígio que passava o seu tempo a devorar livros e a combater injustiças.
Filme:Matilda de Roald Dahl: O Musical(Netflix)
As aventuras de Pinóquio, Carlo Collodi
Apesar de já ter tido inúmeras adaptações, o mais recente filme dedicado ao menino de madeira que não podia mentir ainda consegue surpreender. Realizado utilizando uma técnica chamada stop-motion, que simula o movimento de um objeto inanimado a partir da sequência de inúmeras fotografias, está nomeado para o Óscar de Melhor Filme de Animação de 2022.
Filme: Pinóquio de Gillermo del Toro (Netflix)