Sofá, manta e… ação!
A principal fonte de inspiração dos sucessos do grande ecrã é, desde sempre, a literatura, que tem desempenhado um papel crucial na construção do universo cinematográfico. As páginas dos livros ganham vida, tornando reais as histórias e as personagens do imaginário dos leitores. Do mistério ao romance, da comédia ao drama, a lista de livros que deu o mote para algumas das séries mais populares da Netflix é vasta e reúne autores como Maurice LeBlanc, Caroline Kepnes, Elísabet Benavent, Sona Charaipotra, Dhonielle Clayton e Julia Quinn.
Destacamos alguns dos títulos, já traduzidos para português, que poderá ver adaptados, numa televisão perto de si.
Lupin, Cavalheiro Ladrão - Maurice Leblanc
Um dos mais recentes sucessos da Netflix, Lupin, reinventa a figura de Arséne Lupin, o bom ladrão que protagoniza as aventuras criadas por Maurice Leblanc. A obra de Leblanc é considerada um clássico da literatura policial, tendo já sido adaptada ao cinema e à televisão, por diversas vezes. A série conta a história de Assane Diop, determinado a vingar-se do homem que acusou injustamente o pai, levando-o à ruína. Diop cresce a ler as aventuras do “cavalheiro ladrão”, e é nele que se inspira para os seus golpes e para fazer justiça. Uma abordagem moderna aos livros de Leblanc, em que Lupin não usa capa e cartola, mas sim sobretudos compridos e ténis Adidas, mantendo, porém, o mesmo mistério e elegância.
Tu Amas-me - Caroline Kepnes
Inspirada na saga de Caroline Kepnes, Tu é um thriller que pode ser confundido, à primeira vista, com uma história de amor banal, protagonizada por Joe Goldberg, um livreiro psicopata e obsessivo, capaz de tudo para ser correspondido no amor. Os livros têm sido um fenómeno de vendas, o mesmo aconteceu com a série, que se manteve no top dos mais vistos em vários países. A terceira temporada da série chegou este ano à Netflix e, em janeiro, o livro chega às nossas livrarias, estando já disponível em pré-venda.
Nos sapatos de Valéria - Elísabet Benavent
Uma história no feminino, sobre quatro amigas e os desafios da vida moderna, empoderamento e sororidade, da autoria de Elísabet Benavent, inspira a série de sucesso lançada em 2020. Valéria, interpretada por Diana Gomez, é uma escritora de romances a atravessar uma crise existencial, apoiando-se nas suas amigas, também elas a lidar com os dilemas da vida quotidiana. A série, que tem sido amplamente comparada com O Sexo e a Cidade, conta já com duas temporadas.
Tiny Pretty Things - Sona Charaipotra e Dhonielle Clayton
Sona Charaipotra e Dhonielle Clayton são os autores do livro que inspira a série homónima, Tiny Pretty Things, que relata a vida de uma bailarina, Neveah, numa escola de ballet de elite, abordando os obstáculos, as vitórias e os meandros da competição desleal. Este ano foram lançados, em Portugal, os dois volumes do livro, resultado do enorme impacto da série junto do público português, principalmente nas camadas mais jovens.
Crónica de Paixões e Caprichos - Julia Quinn
Bridgertown, adaptada a partir do bestseller de Julia Quinn, Crónica de Paixões e Caprichos, bateu o recorde de série mais vista da Netflix. Um autêntico drama palaciano, que relata a história de amor de dois jovens da alta sociedade londrina, no início do século XIX. A série, da autoria de Shonda Rhimes, está nomeada para os Emmys e já tem data marcada para a estreia da segunda temporada: chega em março de 2022 aos ecrãs, com a promessa de ser ainda mais surpreendente.
Artigo original: Bertrand Livreiros