Ao longo do tempo e entre rotinas, é fácil descuidar o gosto pela leitura. É normal - e totalmente reversível. Quer nunca tenha lido e queira agora começar ou a leitura seja um hábito perdido, estas dicas vão ajudá-lo a mergulhar no mundo dos livros.
1. Levar um livro para todo o lado
Esta é uma das estratégias mais eficazes para alimentar o hábito da leitura. Se andar com um livro debaixo do braço vai sempre ter companhia. Pode usar todo o tempo livre que tiver para ler, mesmo que seja por poucos minutos. Depois de repetir este comportamento várias vezes, vai estranhar situações em que não tenha páginas para folhear.
2. Descobrir o género literário que gosta
Se deixou de ler há muito tempo é provável que esta seja uma questão central — aliás, se calhar ainda não retomou a leitura porque não sabe por onde começar. Pode revisitar os seus autores favoritos se sentir que as histórias o continuam a chamar, mas talvez já tenha outros interesses. Visitar uma livraria pode ajudá-lo a escolher um caminho a seguir — os livreiros aconselham livros para a sua faixa etária ou interesse específico e, a partir daí, começa a descoberta. Começa, sim, porque ela nunca acaba, e essa é uma das partes mais estimulantes de ser leitor.
3. Criar listas
Se calhar já leu o termo “TBR” nas redes sociais. Mas afinal o que significa esta sigla? To Be Read (em português, para ser lido) – uma forma de elencar todos os livros que se quer ler depois do atual. A maior parte das pessoas que fazem estas listas já têm um hábito de leitura muito vincado — tanto que têm listas infinitas que as alimentam durante anos. Mas para quem está a começar pode ser importante fazer o mesmo, perceber que livros quer ler a seguir e organizar as leituras para não se sentir assoberbado.
4. Defina uma meta (realista)
Defina quantos livros quer ler no próximo ano. Se um ano parecer um compromisso muito longo, defina os próximos meses. Mas não atire números muito altos porque, se não conseguir lá chegar, esta meta pode ser contraproducente — vai sentir que não cumpriu um objetivo e desmotivar. Seja realista, comece por perceber quanto consegue ler por semana e, só depois, defina quantos livros quer ter lidos até ao final de um certo período de tempo.
5. Partilhe este hábito com alguém
Quer seja por motivação, indentificação ou outro fator, construir um hábito é mais fácil se o partilharmos. Se tem um livrólico na sua vida pode não só pedir-lhe recomendações mas partilhar com ele o seu progresso. Se este é um caminho mais solitário pode sempre juntar-se a comunidades online, como o Goodreads, onde são partilhados progressos e desafios de leitura.
Artigo original: Bertrand Livreiros