Cultura

Pelos corredores encantados das bibliotecas do mundo

Uma biblioteca, tal como uma livraria, é um mundo infinito de possibilidades. Nos seus corredores marcados pelo tempo, escondem-se mil e uma aventuras. Nas inúmeras estantes que cobrem as paredes, livros espreitam, como portais mágicos para lugares longínquos, à espera de serem escolhidos – ou, quem sabe, à espera de te escolherem a ti. Hoje viajamos consigo até algumas das bibliotecas infantis mais incríveis do mundo. Qual delas é a sua preferida?

Biblioteca Pública de Brentwood

Estados Unidos da América
Dizem que os livros nos fazem crescer, mas nesta biblioteca essa expressão ganha um sentido mais literal. Na área infantil da Biblioteca Pública de Brentwood, no estado do Tennessee, existem enormes bancos em forma de livros onde as crianças se podem apoiar ou sentar a ler, num espaço que parece uma verdadeira floresta encantada de histórias.

Biblioteca Infantil de Monterrey

México
Esta biblioteca, que à primeira vista, pode parecer um skate park, foi buscar inspiração às paisagens montanhosas da cidade mexicana de Monterrey, onde se situa. Com inúmeras rampas para subir, descer ou ficar deitado a ler, é a combinação perfeita de um espaço para aprender e, ao mesmo tempo, brincar.

Biblioteca e Centro Comunitário Pinch

China
Localizada na província de Yunnan, na China, esta biblioteca totalmente construída em madeira tem um telhado inclinado que as crianças podem utilizar como escorrega. Consegues imaginar-te a requisitar os teus livros preferidos e a sair de lá a deslizar?

Biblioteca de Muyinga

Burundi
A primeira biblioteca de Muyinga, a capital do país africano Burundi, faz parte de uma escola inclusiva para crianças surdas. A rede suspensa, feita à mão por membros da comunidade, é o cantinho perfeito para quem gosta de sonhar alto com a leitura.

Biblioteca Tio Tretton

Suécia
De entrada exclusiva para pré-adolescentes, esta biblioteca (cujo nome significa “dez treze”, referindo-se à faixa etária dos seus visitantes) é muito mais do que um espaço para ler. Lá, os jovens podem cozinhar, costurar, navegar na internet e partilhar inúmeras experiências em comunidade. As únicas regras são: adultos e sapatos não entram!

Artigo original: Bertrand Livreiros