Cultura

Os livros que chegam ao seu ecrã em 2021

À semelhança do que tem ocorrido no mercado editorial, obrigado a adiar grande parte dos novos lançamentos, devido à pandemia, também o cinema e a televisão estagnaram um pouco nas suas estreias. Com as salas de cinema e as livrarias fechadas, resta-nos o conforto das nossas estantes e a companhia da televisão, para aguentar mais um confinamento.

Se há coisa de que um livrólico realmente gosta, é de ver as suas obras preferidas transpostas para o ecrã. É por essa razão que fomos descobrir algumas das novidades de 2021 que vão saltar do papel para a tela. Para ver em família, sozinho ou acompanhado, sem sair de casa.

Dickinson // Apple TV+, 8 de janeiro


Haille Steinfeld no papel de Emily Dickinson, via Apple TV+

O serviço de streaming da Apple estreou esta série, baseada na vida de Emily Dickinson, em 2019. Um ano depois, chega-nos a segunda temporada, com Haille Steinfeld no papel da poeta, nascida em 1830, considerada uma das figuras mais proeminentes da literatura norte-americana.

Dickinson, ainda que não seja historicamente factual, é uma série que mistura ficção e realidade. Focando-se na passagem de Emily para a vida adulta, retrata a opressão que a autora sente, numa sociedade onde as mulheres não têm um lugar de destaque, especialmente no que diz respeito à literatura.

» ver trailer

Firefly Lane // Netflix, 1 de fevereiro


Katherine Heigl e Sarah Chalke no papel de Tully e Kate, via Netflix

Tully e Kate conhecem-se em Firefly Lane, na década de 1970, e tornam-se inseparáveis desde então. Com Katherine Heigl e Sarah Chalke no papel das duas amigas adultas, neste filme ternurento acompanhamos os melhores e piores momentos da vida destas mulheres, tornando este filme uma verdadeira homenagem à definição de amizade.

Firefly Lane é baseado no livro As Inseparáveis, de Kristin Hannah, publicado originalmente em 2008. O filme ideal para ver com o(a) melhor amigo(a), mesmo à distância.

» ver trailer

A Todos os Rapazes: Agora e para Sempre // Netflix, 12 de janeiro


Noah Centineo e Lana Condor no papel de Peter Kavinsky e Lara Jean, via Netflix

Os fãs da trilogia de Jenny Han não vão ter que esperar mais pelo último filme da série. A história de amor de Lara Jean e Peter Kavinsky, interpretados por Lana Condor e Noah Centineo, enfrenta agora um último desafio: a ida para a universidade. Será que o amor intenso de secundário irá sobreviver à distância se, porventura, Lara e Peter forem para universidades diferentes?

Agora e Para Sempre é o final emocionante de uma das trilogias mais populares no género young adult, tendo ficado durante 40 semanas seguidas na lista de bestsellers do The New York Times.

» ver trailer

Shadow and Bone // Netflix, abril


O elenco da série Shadow and Bone, via Netflix

Para os entusiastas de fantasia young adult, chega, em abril, a adaptação televisiva do primeiro livro da trilogia Shadow and Bone, da autora Leigh Bardugo. Ideal para leitores ávidos de Sarah J. Maas ou Maggie Stiefvater, este é o primeiro dos dez livros que completam o universo Grisha.

Jessie Mei Li terá o papel da jovem Alina Starkov, portadora de um poder capaz de unir um país dividido pela escuridão e pela guerra. Ben Barnes será Aleksander Morozova, o líder dos Grisha que irá ajudar Alina. A série ainda não tem data de estreia, sabendo-se apenas que está prevista para abril, no serviço de streaming Netflix.

» ver teaser trailer

Deep Water // 13 de agosto


Ana de Armas terá o papel de Melinda no filme Deep Water

Deep Water foi publicado em 1957 por Patricia Highsmith. Não tendo sido um dos seus livros mais populares, esquecido ao lado de Talented Mr. Ripley ou Strangers on a Train, ganha agora força com o novo filme, previsto para agosto, no ano do centenário de nascimento da autora.

O thriller erótico narra a história de um casal infeliz, em que o marido, Vic (Ben Affleck), tem conhecimento das infidelidades da mulher e nada faz em relação a isso, para evitar um divórcio. É quando os amantes de Melinda (Ana de Armas) começam a aparecer mortos que todos os olhos se viram para este casal invulgar.

» ver trailer

The Last Duel // 15 de outubro


Adam Driver será Jacques Le Gris no filme The Last Duel. Imagem do filme The Man Who Killed Don Quixote (2018)

O que é que Matt Damon, Adam Driver e Ben Affleck têm em comum? Os três são protagonistas do filme The Last Duel, baseado no livro com o mesmo nome do autor Eric Jager. Damon e Driver irão interpretar Jean de Carrouges e Jacques Le Gris respetivamente, combatendo, até à morte, perante a acusação de violação da mulher de Carrouges. Affleck, para além de ser um dos argumentistas do filme, encarnará também o Rei Charles IV.

Um thriller perfeito para apreciadores de enredos localizados na Idade Média, repletos de intriga e de escândalos.

The Nightingale // 22 de dezembro


Dakota e Elle Fanning irão interpretar o papel das duas irmãs Vianne e Isabelle

O Rouxinol, de Kristin Hannah, é um livro que dispensa apresentações entre os leitores portugueses. Passado na II Guerra Mundial, narra a história de duas irmãs, Vianne e Isabelle, separadas pelos anos e pela experiência, numa França ocupada pelos alemães e arrasada pela guerra.

As irmãs Dakota e Elle Fanning foram as escolhidas para interpretar o papel de Vianne e Isablle. Um livro bestseller que segue agora para o grande ecrã, tornando-se um dos mais aguardados filmes do ano.

 

Outras séries de televisão foram também confirmadas para 2021, ainda sem data de estreia. Anatomia de um Escândalo, de Sarah Vaughan, terá uma série de televisão na Netflix, pela mão dos produtores conhecidos de séries como House of Cards e Big Little Lies. E por falar neste último grande thriller de Liane Moriarty, Nove Perfeitos Conhecidos vai passar ao pequeno ecrã, com Nicole Kidman e Melissa McCarthy no elenco. Do aclamado autor Colson Whitehead, A Estrada Subterrânea será uma mini-série produzida pela Amazon Prime. E, depois do sucesso de Pessoas Normais, de Sally Rooney, teremos também a adaptação de Conversas Entre Amigos.

Dos filmes que esperamos ver ainda este ano, é impossível ignorar Dune, baseado no livro de 1965 com o mesmo nome, de Frank Herbert, e que terá Timothée Chalamet no papel do protagonista. Do Prémio Booker Graham Smith, relembramos o romance O Domingo das Mães, que irá virar filme e que contará com a presença de Olivia Coleman e Josh O'Connor no elenco, protagonistas da série The Crown. Terminamos com a aclamada autora Jojo Moyes, que terá agora outro dos seus livros adaptados ao grande ecrã e que irá estrear na Netflix: A Última Carta de Amor.

Artigo original: Bertrand Livreiros