Cultura

Os livros preferidos dos mais novos em 2023

No início de 2024 revelamos os livros mais lidos, comprados e adorados ao longo do ano. Tal como em 2022, os livros do Plano Nacional de Leitura voltaram a dominar o top 10 dos pequenos leitores. No entanto, foi uma novidade que conquistou o primeiro lugar! Fica a conhecer a lista:

10.Os Piratas – Teatro, de Manuel António Pina

E se, de repente, te visses a bordo de um navio de piratas sem fazer ideia de como foste lá parar? Da autoria de Manuel António Pina, esta leitura recomendada para o 6º ano de escolaridade é a peça de teatro ideal para todos os que sonham com aventuras de piratas. No meio do desespero, acordas e pensas que tudo não passou de um terrível pesadelo... Terá sido sonho ou realidade?

9. A Fada Oriana, de Sophia de Mello Breyner Andresen

Este clássico intemporal de Sophia de Mello Breyner continua a encantar gerações. Sobre a importância de proteger a natureza e os animais, sobre solidariedade, egoísmo, vaidade e magia, A Fada Oriana permanece como um dos textos fundamentais da literatura infantojuvenil em Portugal.

8. A Viúva e o Papagaio, de Virginia Woolf

Recomendado para o 5º ano de escolaridade, este livro da autoria de Virginia Woolf acompanha a aventura da Sra. Gage, uma velha viúva que descobre uma herança inesperada, com a ajuda de James, um papagaio invulgar. Divertido e imprevisível, tem vindo a conquistar leitores de todas as idades.

7. História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, de Luís Sepúlveda

Este clássico da literatura infantil universal conta a história de Zorbas, um gato grande, preto e gordo com uma missão muito importante. Um dia, uma formosa gaivota apanhada por uma maré negra de petróleo deixa ao cuidado dele, momentos antes de morrer, o ovo que acabara de pôr. Com a graça de uma fábula e a força de uma parábola, Luis Sepúlveda oferece neste seu livro uma mensagem de esperança que não deixa ninguém indiferente.

6. O Príncipe Nabo, de Isle Losa

Obra essencial do currículo escolar do 5º ano, esta peça de teatro da alemã Ilse Losa conta a história de uma princesa caprichosa e egoísta chamada Beatriz. Um dia, cansado dos caprichos da filha, o rei decide dar-lhe uma lição e força-a a casar com um príncipe que em nada a satisfaz. Contudo, ao lado do príncipe Nabo, Beatriz vai aprender a ser mais humilde, humana e bondosa, como uma verdadeira princesa.

5. Leandro, Rei da Helíria, de Alice Vieira

A terceira peça de teatro da lista vai buscar a sua inspiração a um dos mais influentes dramaturgos da História: Shakespeare. Nela, o rei Leandro decide repartir o reino pelas filhas, acabando por deserdar a sua filha mais nova. Mas quando esta vem a revelar-se, afinal, a única merecedora da sua generosidade, o pai, vítima do seu próprio orgulho, mergulha num arrependimento profundo… Como poderá ele redimir-se?

4. Pedro Alecrim, de António Mota

Já conheces o Pedro Alecrim? Podia ser apenas um rapaz como os outros, mas, para além da escola e da brincadeira com os amigos, tem ainda de repartir o seu tempo a ajudar a família a trabalhar no campo. Até que, um trágico dia, a notícia da morte do pai vira totalmente o seu mundo do avesso… Obra recomendada para o 6º ano de escolaridade, foi vencedora do Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e jovens em 1990.

3. O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen

Chegamos ao top 3 com mais um clássico infantojuvenil de Sophia de Mello Breyner do qual toda a família já deve conhecer a história. No regresso de uma longa peregrinação à Palestina, um Cavaleiro tem apenas um desejo: voltar a casa a tempo de celebrar o Natal com a sua família. Perfeito para ler nesta época festiva.

2. Ulisses, de Maria Alberta Menéres

No segundo lugar do pódio, encontramos um clássico do poeta grego Homero, adaptado por Maria Alberta Menéres para o público juvenil. Quem não ouviu já falar nas inúmeras façanhas de Ulisses, rei de Ítaca, adorado por todos os que o conheciam? Recomendado para o 6º ano de escolaridade, este livro dá a conhecer aos leitores mais novos uma das obras fundamentais da literatura universal.

1. O Teu Corpo é Teu, de Lucía Serrano

Chegamos, por fim, ao primeiro lugar da lista com uma novidade: O Teu Corpo é Teu!, da autora espanhola Lucía Serrano. Publicado pela Jacarandá no início de 2023, este livro com uma mensagem importantíssima sobre consentimento, ensina aos mais novos a conhecer o seu próprio corpo e a prevenir contacto físico inadequado. Afinal, o teu corpo é teu, e ninguém lhe pode tocar se tu não quiseres. Uma leitura urgente para todas as idades.

Artigo original: Bertrand Livreiros