O novo ano chega, como sempre, com livros novos e, entre eles, algumas novidades empolgantes. Desde novos romances de alguns dos mais populares autores lusófonos e estrangeiros, à prequela de uma das sagas de ficção científica mais acarinhada pelos leitores ou uma autobiografia histórica, estes são os lançamentos que não pode mesmo perder em 2025 — em português e em inglês.
O ancoradouro, de Jon Fosse
(data a anunciar)
Embora a data de lançamento ainda não tenha sido confirmada, 2025 trará a Portugal um dos romances mais aclamados do Nobel da Literatura de 2023. Escrito no estilo de fluxo de consciência característico de Jon Fosse, O Ancoradouro desvenda lentamente a história de um complexo triângulo amoroso marcado por ciúmes, traições e, inevitavelmente, pela morte.
Despedidas Impossíveis, de Han Kang
(14 de janeiro)
Mais uma novidade de um Nobel da Literatura, o mais recente romance da sul-coreana Han Kang, reconhecida com o galardão em 2024, chega a Portugal logo no início do ano. Obra vencedora do Prémio Médicis 2023, conta uma poderosa história de amizade que ilumina memórias traumáticas há muito enterradas, mas que ainda ecoam profundamente no coração de inúmeras famílias na Coreia do Sul.
Esperança, de Papa Francisco
(14 de janeiro)
Também em janeiro, chega às livrarias a primeira autobiografia publicada por um papa na História. Enriquecida com fotografias extraordinárias, incluindo algumas privadas e inéditas do arquivo pessoal do Papa Francisco, é uma autobiografia humaníssima e comovente que oferece ao leitor um vislumbre único da vida para lá dos muros do Vaticano.
Um Estranho em Goa, de José Eduardo Agualusa
(16 de janeiro)
Meros meses após a publicação de Mestre dos Batuques, o autor angolano está de volta com mais um romance a chegar às livrarias ainda este mês. Um Estranho em Goa narra a viagem de um escritor que parte para Goa à procura de uma lenda — o comandante Maciel, de seu verdadeiro nome Plácido Afonso Domingo, antigo comandante de guerrilhas, em Angola, ou, segundo outras versões, um agente infiltrado da polícia política portuguesa.
Tempestade de Ónix, de Rebecca Yarros
(24 de janeiro)
Da autora bestseller de Quarta Asa, chega a muita aguardado sequela, Tempestade de Ónix. Depois de quase dezoito meses na Escola de Guerra de Basgiath, Violet Sorrengail sabe que não há mais tempo para lições. A derradeira batalha começou e uma tempestade está a chegar... mas nem todos conseguirão sobreviver à sua fúria.
Lançamentos em inglês:
The Crash, de Freida McFadden
(28 de janeiro)
Antes do mês terminar, os leitores de Freida McFadden terão nas mãos um novíssimo thriller psicológico da autora viral. Nesta história angustiante, Tegan, grávida de oito meses, enfrenta perigos inimagináveis enquanto luta para salvar a sua vida e a do seu bebé, explorando os limites da sobrevivência e da maternidade.
Deep End, de Ali Hazelwood
(previsto para 4 de fevereiro)
De uma das autoras mais populares do BookTok, chega em fevereiro um novo romance arrebatador. Nele, Scarlett, uma mergulhadora focada na sua carreira, e Lukas, um campeão de natação, começam uma relação casual. Contudo, à medida que a pressão dos Jogos Olímpicos aumenta, Scarlett percebe que o seu coração está prestes a mergulhar em águas perigosas.
Sunrise On The Reaping, de Suzanne Collins
(18 de março)
Para os fãs de Os Jogos da Fome, março chega com uma novidade imperdível. Sunrise on the Reaping, o quinto livro da série, revisitará o mundo de Panem vinte e quatro anos antes dos eventos do livro que deu início à saga, começando na manhã da colheita da quinquagésima edição dos jogos.
Great Big Beautiful Life, de Emily Henry
(previsto para abril)
Para abril, está previsto o lançamento de um novo romance de uma autora consagrada do género Young Adult. Great Big Beautiful Life, de Emily Henry, conta a história de dois escritores que se encontram na tranquila Little Crescent Island com um objetivo em comum: escrever a biografia de uma mulher que ninguém vê há anos.
My Friends, de Fredrik Backman
(previsto para 20 de maio)
Fredrik Backman, o autor de Um homem chamado Ove, regressa em maio com uma novíssima história, tão engraçada como comovente. My Friends acompanha as vidas de quatro adolescentes cuja amizade é tão forte que muda a vida de um completo estranho 25 anos depois.
Atmosphere: A Love Story, Taylor Jenkins Reid
(3 de junho)
Em preparação para o verão, Taylor Jenkins Reid, autora de fenómenos literários como Os Sete Maridos de Evelyn Hugo e Daisy Jones & The Six, regressa com um novo romance épico. Passado nos anos 80, com o programa do Vaivém Espacial como pano de fundo, explora os esforços extraordinários que fazemos para viver e amar para além dos nossos limites.
Don't Let Him In, de Lisa Jewell
(previsto para 24 de junho)
O verão não estaria completo sem um novo thriller de uma das novas rainhas do género. Neste misterioso thriller psicológico, três mulheres vêem as suas vidas entrelaçadas por um assassinato brutal. Mas à medida que segredos são desvendados e conexões do passado vêm à tona, elas começam a perceber que algumas portas talvez nunca devessem ter sido abertas…
Artigo original: Bertrand Livreiros