Cultura

Os grandes clássicos infantojuvenis

Todos conhecemos os grandes clássicos infantojuvenis da literatura mundial, como O Principezinho, Alice no País das Maravilhas ou As Aventuras de Pinóquio, e os livros que fazem parte da infância de todas os portugueses, como a coleção Uma Aventura ou os contos de Sophia de Mello Breyner. No entanto, já parou para pensar quantos livros infantis de outros países realmente conhece?

Segundo um artigo publicado pela The Toy Zone, uma loja de brinquedos britânica, apenas 2-4% dos livros infantis publicados em inglês são traduções. Isso significa que para as crianças inglesas, os livros raramente são oportunidades para entrar em contacto com outras culturas, uma vez que a maioria é escrita por falantes de língua inglesa. Embora não tenhamos dados acerca da situação em Portugal, é fácil presumir que existem muitos clássicos da literatura infantojuvenil de outros países que nunca chegam a ser traduzidos para português. Com isso em mente, e recorrendo às avaliações dos utilizadores do Goodreads, a The Toy Zone elaborou um mapa que ilustra os livros infantojuvenis mais popular de cada país, escritos por autores locais. Consegue adivinhar qual será o livro infantojuvenil português mais popular de todos?

América do Norte

Na América do Norte, destaca-se como livro mais popular dos EUA, Wonder, de R. J. Palacio, uma história inspiradora sobre tolerância que foi adaptada ao cinema em 2017. Por sua vez, o México elege como favorito o livro de estreia da atriz Lupita Nyong'o, Sulwe, ainda não publicado em Portugal.

América do Sul

O livro com mais avaliações no mapa da América do Sul é Papelucho, da autora chilena Marcela Paz, nunca editado em Portugal. Surpreendentemente, embora nos una a língua, também o livro infantojuvenil mais popular do Brasil - Nina Bonita, de Ana Maria Machado, não chegou aos leitores portugueses.

Médio Oriente e Ásia Central

O livro com mais avaliações desta região é o favorito do Cazaquistão, traduzido para inglês como Orange and blue: The world of Barzu. Também traduzido para inglês está a obra escolhida pelo Afeganistão, intitulada The Wisdom of Ahmad Shad, que conta a história de vida de um lendário rei afegão. Nenhum destes foi editado em Portugal.

Ásia e Oceania

Frequentemente comparado a Lewis Carrol, o criador das aventuras de Alice no País das Maravilhas, Sukumar Ray é o autor do livro infantojuvenil mais popular da Índia. É de destacar também Henry Lien, autor da coleção infantojuvenil mais popular de Taiwan, Peasprout Chen, cuja protagonista (uma jovem estrela das artes marciais no gelo), foi comparada pelo The New York Times a Hermione Granger (personagem da saga Harry Potter), como uma heroína que inspira jovens leitoras.

África

Vários livros desta lista têm uma avaliação de 5 estrelas no Goodreads. Contudo, aquele que tem o maior número de avaliações é o livro mais popular da Nigéria, Akata Warrior (em inglês), da autora Nnedi Okorafor (uma das autoras da popular banda desenhada da Marvel, Black Panther), admirada pelo autor de Deuses Americanos, Neil Gaiman, e distinguida por vários prémios de literatura fantástica, como o Prémio Nebula e o Prémio Hugo. Muito bem avaliado está também o favorito de Ruanda, intitulado, em inglês, Her own two feet, sobre a história verídica de uma menina que nasceu com uma malformação nos pés.

Europa

Chegamos, por fim, à Europa para encontrar, sem muita surpresa, o último volume da saga Harry Potter (Harry Potter e os Talismãs da Morte) no primeiro lugar do Reino Unido. Enquanto o favorito da Dinarmaca é também, expectavelmente, a antologia de contos de fadas de Hans Christian Andersen, o livro mais popular de Portugal pode, contudo, surpreendê-lo. Se perguntarem por mim digam que voei, é talvez o livro em que Alice Vieira mais se distancia dos modelos narrativos a que o romance juvenil nos habituou. Sobre o fim da adolescência e o início da vida adulta, este livro, recomendado pelo Plano Nacional de Leitura, fala de amores e desamores, de submissões e fugas, de frustrações, ressentimentos e preconceitos.
Já leu? O que achou deste resultado?

Artigo original: Bertrand Livreiros