Cultura

Conheça todas as novidades da rentré literária

O fim do verão não marca só o regresso às aulas e ao trabalho: é também o momento em que o mundo dos livros se renova e as livrarias se enchem de novidades. Todos os anos, a reentré literária traz consigo novos livros que vão marcar as conversas dos próximos meses, até ao fim do ano. Este ano, as editoras apostaram em grande, com regressos muito esperados de autores que já fazem parte das nossas estantes, assim como o espaço para novas vozes que irão sem dúvida conquistar a curiosidade dos leitores. Se também já está curioso, descubra alguns dos lançamentos já confirmados:

Romance

No romance e ficção literária, a Bertrand Editora traz-nos O Canto dos Corações Rebeldes, de Thrity Umrigar (2 de outubro), pelas Edições Asa já está nas livrarias A Ilha da Mulher Adormecida, de Arturo Pérez-Reverte, e a Infinito Particular traz aos leitores portugueses Uma Delicada Coleção de Ausências de Aline Bei (9 de outubro).

Pela Quetzal, já está em pré-venda o novo livro de José Eduardo Agualusa, Tudo sobre Deus (30 de outubro), e em breve também A Montanha, a novidade de José Luís Peixoto. Destaca-se também pelo lançamento no início deste mês de A Última Amante, de Can Xue, uma das nomeadas favoritas para o Prémio Nobel da literatura deste ano.

Já pelas chancelas da Penguin, já podemos ler o novo livro de Ana Margarida de Carvalho, A Chuva que Lança a Areia do Saara, e João Tordo marca o seu regresso a 20 de outubro com o Inventário da Solidão. Pela Alfaguara já temos A Malcriada - sequela de A Malnascida – de Beatrice Salvioni.

Jovem adulto e New Adult

A espera pelo segundo volume da trilogia Slammed de Colleen Hoover já está quase a terminar: já está em pré-venda para lançamento a 6 de outubro, pela Topseller, que começou a sua reentré em grande com Os Favoritos, de Layne Fargo. Já a Secret Society edita o muito pedido regresso de Leigh Bardugo às livrarias portuguesas a 6 de outubro, com Seis de Corvosa edição especial limitada, com sprayed edges e oferta de um baralho de cartas, já está em pré-venda. A 16 de outubro, Harley Laroux regressa com um romance gótico LGBT, com a narrativa sáfica de A Casa de Rayne.

Já neste mês vimos chegar às nossas estantes Taming 7, mais um volume da série Boys of Tommen de Chloe Walsh, e Crossed de Emily McEntire, e a 6 de novembro podemos contar com o regresso de Hannah Grace, com Holiday Ever After (Bertrand Editora). Para os amantes de dark romance, há muito para descobrir: desde Alchemised, de SenLinYu (7 de outubro), De Joelhos (a sequela de Às Escuras, de Navessa Allen) e Deus da Dor de Rina Kent.

Thriller

Os que procuram suspense e alguma adrenalina não podem ter perdido O Segredo dos Segredos, o muito aguardado lançamento de Dan Brown, assim como o novo livro de Freida McFadden, Um por Um - e será que podemos esperar mais algum em breve? O que podemos ter a certeza, é de que a 9 de outubro poderemos ler a a novidade de Samantha Hayes, A Promessa, e também de que vamos completar a saga de William Warwick, da autoria de Jeffrey Archer, com A Última Jogada, a 23 de outubro.

Não Ficção

Para quem não resiste a um leitura intimista, de memórias e testemunhos, a Edições Asa tem para si Meu Abrigo, Minha Tempestade, de Arundhati Roy. E a 6 de outubro, poderemos deleitar-nos com uma antologia de textos de Dino D’Santiago, Cicatrizes, editado pela Arena.

A editora Objectiva já entrou no novo trimestre literário com a edição em português de Contra o progresso, do irreverente Slavoj Žižek, e vai editar também Tecnofeudalismo, do economista grego Yanis Varoufakis, em outubro. A Tinta da China coloca nas estantes Um Dia, Sempre Teremos Sido Todos Contra Isto, o relato cru do autor palestiniano Omar El Akkad com lançamento a 2 de outubro, e no mesmo dia Oportunidade ou Maldição, a reflexão sobre o turismo de Mariana Mortágua e Ana Drago. Já a Guerra e Paz traz-nos Angola aos Despedaços: 50 Anos Depois, Que Futuro?, de António Costa Silva.

Já na área da filosofia, a Crítica apostou este mês em A tonalidade do pensamento, do conceituado pensador alemão Byung-Chul Han, e a Quetzal publica mais um trabalho de reflexão de José Tolentino Mendonça, Para os caminhantes tudo é caminho, a 13 de novembro. Para os amantes de História, não há como perder, a 7 de outubro, a nova obra de Simon Sebag Montefiore sobre o Império Russo, Os Romanov (Planeta), assim como a edição em português do clássico de Jessie Weston, Do Ritual ao Romance, uma obra multidisciplinar fascinante, editada pela Guerra e Paz a 21 de outubro.

BD e Mangá

A Temas e debates adapta mais um livro de Thomas Piketty à banda desenhada,desta vez Uma breve história da Igualdade (9 de outubro). Pela Asa, podemos aguardar Astérix na Lusitânia, o nº 41 da saga e passado em terras lusas (23 de outubro), e pela Iguana temos dois lançamentos que prometem encantar neste Natal: Mafalda, a pequena filósofa (22 de setembro) e O indispensável de Snoopy (6 de outubro).

Já para os  fãs de mangá, já a 6 de outubro poderemos folhear a adaptação de Um homem em declínio, o romance sombrio de um dos grandes escritores japoneses do século XX, Osamu Dazai, e a muito aguardada edição do manga de Sailor Moon, de Naoko Takeuchi, em português, a 20 de outubro.

Artigo original: Bertrand Livreiros