Neste Dia Mundial da Televisão, temos novidades para todos os leitores que adoram ver os seus livros favoritos ganhar vida no pequeno ecrã. Desde a tão aguardada adaptação do clássico de Gabriel García Márquez, Cem Anos de Solidão, a séries inspiradas em bestsellers como Coisas que Nunca Superámos, os últimos meses de 2024 e a entrada em 2025 prometem trazer múltiplas oportunidades de descobrir, ou redescobrir, grandes obras da literatura. Fique atento a estas cinco adaptações literárias imperdíveis.
Cem anos de solidão
Depois de muita antecipação, a adaptação da obra-prima de Gabriel García Márquez chega finalmente à Netflix no dia 11 de dezembro. A fabulosa aventura da família Buendía-Iguarán com os seus milagres, fantasias, obsessões, tragédias, incestos, adultérios, rebeldias, descobertas e condenações, promete conquistar os espetadores nesta que é uma das produções mais ambiciosas da América Latina até à data. Com realização da colombiana Laura Mora, vencedora da Concha de Ouro do Festival de Cinema de San Sebastián, em 2022, e do argentino Alex García López, terá um total de 16 episódios e já é possível assistir ao trailer.
Como matar a tua família
Também na Netflix, mas ainda sem data de estreia definida, está previsto chegar a adaptação do bestseller Como matar a tua família, de Bella Mackie. O romance que marcou a estreia da autora britânica, em 2021, conta a história de Grace, uma anti heroína que transforma a sua raiva em vingança e decide matar os elementos da sua família paterna, um a um. Com Anya Taylor-Joy, a atriz de Gambito de Dama ou Dune, no papel da protagonista, terá um total de oito episódios, que prometem deixar os espetadores colados ao pequeno ecrã. Até lá, poderá ler, ou reler, o livro que lhe deu origem, bem como o seu sucessor, Bela maneira de morrer.
Série Off-Campus
A caminho da Amazon Prime Video, está uma adaptação da popular série de livros Off-Campus, de Elle Kennedy. A grande novidade foi partilhada pela própria autora na sua conta de Instagram no início de outubro, mas até ao momento ainda não foi anunciada a data de estreia. Seguindo uma equipa de elite de hóquei no gelo e as mulheres que fazem parte das suas vidas, a história que conquistou milhares de leitores, tem todos os ingredientes necessários para fazer sucesso no pequeno ecrã. A primeira temporada será baseada no primeiro volume da série, O Pacto, originalmente publicado em 2015.
A Leste do Paraíso
Também esta obra intemporal de Steinbeck volta a ganhar vida no pequeno ecrã com uma adaptação que promete superar todas as anteriores. Com Florence Pugh no papel da fascinante e enigmática Cathy Ames — acumulando também funções como produtora executiva —, esta série limitada de sete episódios, adquirida pela Netflix, já desperta grande curiosidade, apesar de ainda não ter uma data de estreia definida. A história, que explora a saga multigeracional da família Trask e a sua marcante anti-heroína, será adaptada por Zoe Kazan, e o elenco conta com vários nomes conhecidos, tais como Christopher Abbott, Mike Faist e Hoon Lee.
Coisas que Nunca Superámos
Ainda não se sabe muito sobre a adaptação de Coisas que nunca superámos, de Lucy Score, o primeiro volume da trilogia Knockemout que se tornou um bestseller internacional. No entanto, a Amazon MGM confirmou que a adaptação vai manter-se fiel à narrativa original e que a autora está a colaborar ativamente no processo criativo. Apesar de o elenco oficial ainda não ter sido anunciado, os fãs já partilharam as suas sugestões, e Lucy Score revelou que Tom Ellis como Lucian Rollins, Charlie Hunnam como Knox e Tom Hardy como Nash continuam entre os favoritos do público.
Artigo original: Bertrand Livreiros