Cultura

4 livros sobre animais

Quem é tutor de um animal sabe como é gratificante o afeto e a relação de confiança que se estabelece entre ambos. A cumplicidade e a alegria de brincadeiras e passeios. Adoram os seus melhores amigos, e a ciência pode explicar a química por detrás do seu amor. Um estudo japonês publicado na Science descobriu que os tutores de cães tiveram um aumento significativo dos níveis de oxitocina depois de passarem meia hora com os seus cães, incluindo o tempo que estiveram a olhar para os seus olhos. Se tiver curiosidade em saber mais, aceda através do link.

E porque é preciso cuidar bem e respeitar as suas necessidades, recomendamos para leitura o seguinte livro:

Tenho um Animal de Estimação! E Agora?, de Sara Calista

Sinopse
Este é um guia para tutores e futuros tutores de animais de estimação, que visa responder às dúvidas mais comuns que surgem nas várias etapas da vida dos nossos animais, assim como pretende dar a conhecer quais os cuidados básicos que deve ter e as doenças (e os seus sintomas) mais comuns.
Escrito para ser um livro de leitura e consulta fácil, para as dúvidas do dia-a-dia, leva-nos a explorar juntos algumas questões que diariamente abordamos em consulta com os tutores mais preocupados, tentando que este livro seja uma ajuda para todos.
Aqui, vai encontrar dicas de nutrição, introdução do novo elemento no núcleo familiar e até treino, mas também irá encontrar conselhos no campo da medicina preventiva e sinais de alerta que podem fazer a diferença em situações de urgência.
Nas palavras da autora: «Espero não só que seja uma ferramenta para tutores, mas também que ajude na valorização daquela que é, para mim, uma das profissões mais bonitas e exigentes que existe, a Medicina Veterinária».

» saiba mais

Sobre o autor
Sara Calisto nasceu em Lisboa, em 1992, e desde pequena que é apaixonada por animais. Foi essa paixão que a levou a tirar a licenciatura e o mestrado em Medicina Veterinária, na Universidade de Lisboa.

Mais sugestões:

História de um cão chamado Leal, de Luis Sepúlveda

Sinopse
Afmau, que significa «leal e fiel» na língua mapuche, a língua da Gente da Terra, é o nome ideal para um filhote de pastor-alemão que, sobrevivendo à fome e ao frio da montanha onde nasceu, assim demonstra a sua enorme lealdade à vida. Na companhia de Aukamañ, um rapazinho mapuche, Afmau aprende a conhecer o mundo que o rodeia e a respeitar a diversidade da natureza.
Porém, nem todos pensam da mesma forma: um bando de estrangeiros, com costumes estranhos aos da Gente da Terra, chega à aldeia onde Afmau vive, semeando o caos e o medo.
Condenado daí em diante a uma vida de servidão e crueldade, obedecendo a uma missão odiosa - perseguir e capturar todos os que se oponham ao bando de estrangeiros -, o destino acaba por proporcionar a Afmau uma derradeira oportunidade de redenção, numa fábula maravilhosa e naturalista onde Luis Sepúlveda reflete sobre o peso do passado e da memória, a força da amizade e da solidariedade e o respeito pela Terra e por todos quantos nela habitam.

» saiba mais

Sobre o autor

Foi a 4 de outubro de 1949, na localidade chilena de Ovalle, a mais de 300 km a norte da capital, Santiago, que nasceu Luis Sepúlveda. Cresceu no bairro San Miguel de Santiago e estudou no Instituto Nacional, onde começou a escrever por influência de uma professora de História.
Após os estudos secundários, ingressou na Escola de Teatro da Universidade de Chile, da qual chegou a ser diretor. Anos mais tarde, licenciou-se em Ciências da Comunicação pela Universidade de Heidelberg, na Alemanha.
Da sua vasta obra destacam-se os romances O Velho que Lia Romances de Amor e História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar.
Em 2016, recebeu o Prémio Eduardo Lourenço – que visa galardoar personalidades ou instituições com intervenção relevante no âmbito da cooperação e da cultura ibérica.
Para além de romancista, foi realizador, roteirista, jornalista e ativista político. Em 1970 venceu o Prémio Casa das Américas pelo seu primeiro livro, Crónicas de Pedro Nadie.
Luis Sepúlveda vendeu mais de 18 milhões de exemplares em todo o mundo e as suas obras estão traduzidas em mais de 60 idiomas.
A 29 de fevereiro de 2020, Luis Sepúlveda foi diagnosticado com Covid-19 e consequentemente internado no Hospital Universitário Central de Astúrias, onde veio a falecer a 16 de abril.

História de um Cão que Já Não Queria Amar, de Monica Pais

Sinopse
Qual é o verdadeiro poder do amor?
Se amar é cuidar, pode o amor curar as feridas mais profundas?
Esta é a história de um pequeno grande cão branco que cativou os corações de milhares de leitores.
Naquele dia, o cão branco chegou à clínica da Dr.ª Monica depois de ter passado por um pesadelo: tinha sido resgatado das águas turvas de um canal, amarrado e amordaçado. Agora, diante dela, aquele cão parece apenas ossos, água e lama. Está imóvel, virado para a parede, e nada parece fazê-lo reagir. Porém, se alguém tenta fazer-lhe uma festa, ele procura morder, imediatamente, a mão que o quer acarinhar.
Esta é a história extraordinariamente comovente de um cão que aprendeu, com os humanos, o pior e o melhor. Primeiro, a violência e o abandono. Depois, devagar, pelas mãos de uma das veterinárias mais adoradas de Itália, o pequeno grande cão branco começa a aprender a amar.
Um livro, baseado num caso verídico, que cativou os corações de milhares de leitores e uma história que ilustra, de forma tão sensível quanto realista, como um animal pode espelhar a consciência, os sentimentos e os comportamentos humanos - e reconciliar-nos com a nossa natureza mais íntima.

» saiba mais

Sobre o autor
Monica Pais é médica veterinária e fundadora da Clínica Duemari em Oristano, Itália. Em 2016, depois de conhecer e salvar a vida do seu cachorro Palla, criou a organização sem fins lucrativos Effetto Palla, que conta com uma extensa rede de voluntários que cuidam e resgatam animais selvagens e vadios em perigo. É autora de vários bestsellers no seu país natal.

Hachiko O Cão que Esperava, de Lluiís Prats
(ilustração: Zuzanna Celej)

Sinopse
Belíssimo livro premiado de uma história real que tem comovido pessoas em todo o mundo e inspirado criadores de várias formas de arte.
Um dia, Ueno, um professor da Universidade de Tóquio leva um cão para casa para oferecer à filha, mas cresce entre eles uma relação muito especial. Hachiko torna-se o melhor amigo e fiel companheiro de Ueno. Todos os dias ele acompanha o seu dono até a estação de comboio e espera que ele regresse ao fim da tarde. Até que algo de terrível acontece. Ueno deixa de aparecer. Será que voltarão algum dia a reencontrar-se?

» saiba mais

Sobre o autor
Lluís Prats (Terrassa, Catalunha, 1966) estudou História da Arte e Arqueologia na Universidade Autónoma de Barcelona e na Universidade de Girona, e durante alguns anos dedicou-se à investigação e à docência.
Trabalhou como professor do ensino básico e secundário, como editor de livros de arte e como produtor de cinema em Los Angeles, nos Estados Unidos da América.
Autor premiado e reconhecido pela crítica, escreveu livros de géneros muito diversos: ensaios, livros de arte, romances infantis e juvenis, traduzidos para várias línguas, e livros históricos.
A edição original, catalã, de Hachiko: O Cão que Esperava, recebeu o prémio literário Josep M. Folch i Torres e a edição italiana recebeu o importante Prémio Strega Ragazze e Ragazzi +6 na Feira do Livro de Bolonha.