Apesar da crença do comediante e ator Groucho Marx de que a filosofia não é mais do que “a ciência que nos ensina a ser infelizes de maneira mais inteligente”, a filosofia tem sido, desde o início dos tempos, uma ferramenta indispensável para melhor nos conhecermos e ao mundo que nos rodeia. Enquanto amantes da sabedoria, filósofos como Sócrates, Séneca, Santo Agostinho, Descartes ou Nietzsche procuraram dar resposta às perguntas que, desde sempre, assolaram o espírito humano, e que o pintor francês Paul Gauguin imortalizou no título de uma das suas mais importantes obras: “De onde viemos? Quem somos? Para onde vamos?”.
Foi por reconhecer a sua importância enquanto estudo da natureza da realidade e do sentido da existência que, a partir de 2002, a UNESCO proclamou que a cada terceira quinta-feira de novembro se celebraria o Dia Mundial da Filosofia. E é por essa mesma razão que a celebramos hoje, com uma seleção de 10 livros para quem ainda a vê como um bicho de sete cabeças. De resto, partilhamos a convicção do filósofo francês René Descartes quando escreve:
‘Viver sem filosofar é o que se chama ter os olhos fechados sem nunca os haver tentado abrir.’
À MESA COM OS FILÓSOFOS, DE NORMAND BAILLARGEON
Da autoria do filósofo canadiano Normand Baillargeon, chegou recentemente às livrarias o livro À mesa com os filósofos. Sobre este, escreve o autor: “Alimentar-se é uma necessidade que transformámos num prazer, em torno da qual elaborámos rituais e que nos convida a todos a interrogarmo-nos e a tornarmo-nos um pouco filósofos”. Partindo desta convicção, escreveu este livro dedicado às inúmeras ligações entre a comida e a filosofia.
Escrito numa linguagem acessível que torna compreensível até ao leitor leigo os pensamentos filosóficos mais complexos, aborda a temática da alimentação a partir de diferentes disciplinas filosóficas – entre elas, a ética (devemos comer carne de animais ou abster-nos de o fazer?), a estética (a culinária é uma arte ao mesmo nível que a pintura ou a música?), ou a política (devemos deixar impor-se o comércio alimentar mundial ou preferir, em seu lugar, o locavorismo?). Profusamente ilustrado e de leitura fácil, este é um livro que convida à reflexão e à discussão com amigos à mesa.
FILOSOFIA PARA PESSOAS COM PRESSA, DE LESLEY LEVENE
Escrito com uma boa dose de humor, este é o livro perfeito para todos aqueles que têm curiosidade pela filosofia mas procuram uma abordagem mais concisa às ideias dos grandes pensadores. Começando pelas origens da filosofia, Lesley Levene explica ao leitor de que modo e por que razão a filosofia começou – desde a democracia grega ao comunismo.
Recorrendo às ideias de filósofos como Sócrates, Séneca, Santo Agostinho, Descartes, Marx ou Nietzsche, o livro faz a ponte com o presente e com questões do dia-a-dia, explicando de que modo a maneira como vivemos, aprendemos, argumentamos, votamos e até gastamos o nosso dinheiro têm a sua origem na filosofia. Tendo como promessa a de em apenas 200 páginas, introduzir o leitor a mais de 5 mil anos de pensamento filosófico, esta é uma leitura ideal para iniciantes à arte de amar a sabedoria e a busca pela verdade.
PARA QUE SERVE A FILOSOFIA?, DE MARY MIDGLEY
Mary Midgley foi professora de Filosofia na Universidade de Newcastle entre 1962 e 1980 e uma figura cimeira da filosofia da moral do século XX. Neste livro, que apresenta como um manifesto, convida o leitor a pensar sobre a posição que a filosofia ocupa na sociedade de progresso tecnológico vertiginoso em que vivemos atualmente.
Tendo como base contextual os debates contemporâneos sobre ciência, religião e filosofia, Midgley reflete sobre as razões porque considera absolutamente indispensável continuar a estudar e a ensinar-se filosofia nos dias que correm. Desta reflexão, resulta uma defesa não só da filosofia mas da vida da mente, algo que tende a ser progressivamente desvalorizado num mundo cada vez mais materialista e consumista. Para além disso, responde à questão muitas vezes colocada por aqueles que se deixam intimidar pelo discurso frequentemente abstrato do pensamento filosófico: para que serve a filosofia?
O CONSOLO DA FILOSOFIA, DE ALAIN DE BOTTON
Se já viu algum dos vídeos sobre inúmeros temas das áreas da filosofia, da literatura ou das artes, do canal de Youtube School of life, então já está familiarizado com a linguagem acessível e envolvente com que Alain de Botton consegue falar sobre tudo. Neste livro, fala daquela que é a motivação por detrás da criação do canal e aquela que é uma das suas principais convicções – a necessidade que o homem comum tem de cultura, literatura, arte e filosofia na sua vida diária.
A partir do pensamento de seis importantes filósofos (Sócrates, Epicuro, Séneca, Montaigne, Schopenhauer e Nietzsche) busca provar como o pensamento filosófico tem o poder de resolver diversos aspectos práticos das nossas vidas. Deste modo, estes grandes pensadores são chamados a resolver problemas que podem afligir-nos a todos, como por exemplo a impopularidade, a falta de dinheiro, a frustração, a falta de amor e a timidez; procurando exemplificar, deste modo, a utilidade prática da filosofia.
FILOSOFIA - TUDO O QUE PRECISA DE SABER
Este manual conciso mas deveras completo, pretende ser um curso intensivo sobre os princípios do conhecimento, a realidade e os valores da filosofia ao longo do tempo. Fazendo parte de uma coleção que conta já com livros sobre temas como a Psicologia, a Gestão ou a História Mundial, Filosofia – Tudo o que precisa de saber ensina-lhe os conceitos mais importantes da filosofia, omitindo os pormenores que poderiam ser enfadonhos, para uma aprendizagem mais prática e estimulante,
De Aristóteles a Heidegger, ao livre-arbítrio e à metafísica, este livro está repleto de centenas de interessantes curiosidades filosóficas, ilustrações e quebra-cabeças que mantém o leitor interessado, enquanto explora a fascinante história do pensamento humano e do espírito inquisitivo.
O LIVRO DA FILOSOFIA
A coleção As Grandes Ideias de Todos os Tempos conta já com dezenas de livros sobre os mais diversos temas. Com um design apelativo e uma linguagem fácil de compreender, cada volume apresenta explicações concisas que tornam a gíria académica mais clara, esquemas que simplificam as teorias mais complexas, citações clássicas memoráveis e ilustrações que estimulam ao conhecimento.
Em O Livro da Filosofia, tanto um leitor leigo como um especialista, pode ter uma experiência de leitura igualmente recompensadora, aprendendo ou recordando, de um modo estimulante, as grandes teorias filosóficas de todos os tempos.
HISTÓRIA DA FILOSOFIA OCIDENTAL, DE BERTRAND RUSSELL
Bertrand Russell foi um dos mais importantes matemáticos, filósofos do século XX e recebeu o Nobel de Literatura de 1950, “em reconhecimento dos seus variados e significativos escritos, nos quais ele lutou por ideais humanitários e pela liberdade do pensamento”. Se isso não é suficiente para aguçar a sua curiosidade em relação a este livro, então saiba que em relação ao mesmo escreveu Albert Einstein: “Um livro importante… um trabalho do mais alto grau pedagógico, acima dos conflitos entre partidos ou opiniões.”
História da Filosofia Ocidental é um livro incontornável para qualquer um que queira aventurar-se pelos caminhos da filosofia. Escrito numa prosa de uma clareza sem par nos livros deste género, esta apresenta uma visão abrangente das principais figuras do pensamento Ocidental, contando, muitas vezes certas peculiaridades da vida de cada um que os torna mais humanos aos olhos do leitor.
HISTÓRIA DA FILOSOFIA SEM MEDO NEM PAVOR, DE FERNANDO SAVATER
Fernando Savater é um filósofo, ensaísta e escritor que dedicou grande parte da sua vida a ensinar nas mais prestigiadas universidades. Tendo como objetivo cultivar o gosto dos mais jovens pela filosofia, os seus livros pretendem colocar jovens e adultos a refletir sobre as grandes questões filosóficas que, afinal, não são mais que inquietações de espíritos irrequietos, movidos pela admiração perante o mistério das coisas.
Neste livro pretende contagiar o espírito inquisitivo dos seus leitores a partir de uma narração simples e envolvente da história da filosofia. Acima de tudo, é um convite apelativo a que o leitor se atreva a pensar por si próprio e nunca deixe de se questionar.
UM BREVE GUIA PARA CLÁSSICOS FILOSÓFICOS, DE JAMES M. RUSSELL
James M. Russell é doutorado em Filosofia pela Universidade de Cambridge. Neste Breve Guia para Clássicos Filosóficos, introduz o leitor a 66 dos livros mais importantes e interessantes da História, procurando, à semelhança de Alain de Botton, demonstrar como estes podem ajudar-nos a viver a nossa vida.
Escrito de forma extremamente acessível, o livro apresenta as principais ideias de clássicos filosóficos de autores como Platão, Santo Agostinho, Descartes, Sartre, Saint-Exupéry ou John Rawls -, tendo como objetivo desmistificar o estudo da filosofia. Dividido em secções muito simples – história, contemplação, felicidade e «ismos» – apresenta-nos as vidas e os ensinamentos dos grandes pensadores, além de uma síntese das suas ideias principais.
O QUE SÃO O BEM E O MAL?, DE OSCAR BRENIFER
Como prova de que até os mais novos podem (e devem) aprender filosofia, surge esta coleção de livros de filosofia para crianças, da qual fazem parte livros como O que é a vida?, O que são os sentimentos? ou O que é viver em sociedade? . Em O que são o Bem e o Mal?, há seis grandes questões para jogar com as ideias e ver para lá das aparências. “Tens o direito de roubar para comer? Deves ser simpático com os outros? Deves obedecer sempre aos teus pais? Deves dizer tudo? Deves fazer sempre aquilo que queres? Deves ajudar os outros?” Para cada uma destas questões, são apresentadas várias respostas mas todas elas são objeto de novas perguntas.
Indispensável como iniciação ao questionamento dos mais novos, a colecção “Filosofia para Crianças” pretende ser um instrumento para os adultos que lhes desejem oferecer um diálogo aberto, mais do que um conjunto de respostas feitas.
Artigo original: Bertrand Livreiros