Campanhas

Cinema

‘Zé Pedro Rock’n’Roll’ do realizador Diogo Varela Silva estreia a 30 de julho nos cinemas do Amoreiras. Depois de ganhar o prémio do público no festival de cinema documental Doclisboa, em 2019, o tão aguardado documentário sobre Zé Pedro, o lendário guitarrista de Xutos&Pontapés chega, finalmente, ao grande ecrã.


Nascido de uma ideia que já tinha discutido com o Zé Pedro, o documentário de Diogo Varela Silva estende-se por mais de 100 minutos sendo uma justa homenagem do realizador e uma viagem íntima à vida e ao mundo de um dos mais carismáticos músicos portugueses, que faleceu em 2017.

Em ‘Zé Pedro Rock ‘n’ Roll’ Diogo Varela Silva faz o retrato do velho amigo e tenta explicar a carreira, o percurso, o porquê da música, da partilha e a vida do homem considerado por muitos a maior figura do rock ‘n’ roll português, combinando inéditos registos fotográficos e imagens de arquivo pessoais e da banda Xutos & Pontapés, com entrevistas a familiares e amigos próximos.

Amoreiras Cinema

Guitarrista fundador de uma das mais aclamadas bandas nacionais de sempre, Zé Pedro foi, seguramente, o grande impulsionador do género musical em Portugal. Um papel que desempenhou também através da divulgação do rock nos papéis de crítico de música, de radialista e de dono do Johnny Guitar, mítico clube lisboeta e sala de concertos onde tantas e tantas bandas deram os seus primeiros passos.

‘Zé Pedro Rock’n’Roll’ tem feito um percurso interessante por alguns festivais internacionais de cinema no Brasil, Croácia ou Estados Unidos, onde foi distinguido com o prémio de mérito em documentário de longa-metragem, nos Accolade Global Films Competition, em La Jolla, na Califórnia, e na Suécia, como finalista do Sweden Film Awards.

‘Quero que quem veja o filme conheça o Zé Pedro que eu conheci. Cada um tem de fazer a sua leitura e perceber qual é o Zé Pedro que lhe diz respeito’. Diogo Varela Silva

Sinopse


Zé Pedro, o lendário guitarrista de Xutos & Pontapés, é para muitos a maior figura do rock ‘n’ roll português. Foi o grande impulsionador do género musical em Portugal, não só enquanto guitarrista fundador de uma das mais aclamadas bandas nacionais de sempre, mas também através da divulgação do rock nos papéis de crítico de música, de radialista e de dono do Johnny Guitar, mítico clube lisboeta e sala de concertos onde tantas e tantas bandas deram os seus primeiros passos.
Combinando imagens de arquivo pessoais e da banda com entrevistas a familiares e amigos próximos, o documentário ‘Zé Pedro Rock ‘n’ Roll’ é simultaneamente uma justa homenagem e uma viagem íntima à vida e ao mundo de um dos mais carismáticos músicos em Portugal, que faleceu em 2017.

Nos cinemas do Amoreiras, a partir de 30 de julho.