Campanhas

Champô sólido da Lush

Novidade? Para a Lush não!


A invenção, fruto de um erro maravilhoso!


O champô sólido é cada vez mais uma tendência como se fosse uma novidade. Em 2018, a National Geographic, num artigo sobre como reduzir o impacto do plástico no meio ambiente, descreveu-o como “a última tendência nos produtos para cuidados como cabelo”.

Ao ler a publicação o cofundador da Lush, Mark Constantine, exclamou: “demorámos 30 anos a convertemos numa súbita tendência”.

Porque, na realidade, o champô sólido não é nenhuma novidade, pelo menos para a Lush!
Há décadas que o champô sólido faz parte das nossas fileiras, fruto de uma invenção da Mo Constantine, também ela cofundadora da Lush, e do químico Stan Krysztal em 1987 para a Cosmetics to Go, a marca anterior à Lush.
O mais curioso é que esta invenção nasceu graças a um erro!

Como se inventou?


A Mo Constantine (cofundadora da Lush) e o Stan Krysztal (químico) estavam a trabalhar num novo sabonete apelidado por este de “sabonete das minhocas” porque os fios de detergente sintético que faziam parte da experiência eram parecidos com estes pequenos vermes.



A ideia era prensar manualmente estes fios para que pudessem ter qualquer forma. A Mo sugeriu trocar os fios sintéticos por algumas agulhas de surfactante. Com esta mudança, criaram pastilhas redondas perfeitamente prensadas, mas, infelizmente e para sua desilusão, descobriram que estas pastilhas não tinham a consistência nem a espuma necessária para um sabonete.
Deparado com tal invenção, Mark Constantine, que é tricólogo, confirmou que de facto o que tinham criado não era um sabonete, mas sim um produto completamente novo: um champô sólido!

Uma patente para proteger esta invenção


A Cosmetics to Go solicitou e ganhou uma patente para proteger esta invenção e é um dos motivos pelos quais nenhuma outra marca comercializou este produto durante muito tempo.
Graças a este reconhecimento oficial e a tantas outras invenções (como as icónicas bombas de banho), a Mo assume-se orgulhosamente como “inventora”: até está escrito no seu passaporte.



"As barras de champô foram uma das nossas primeiras patentes. Em conjunto com o químico de cosmética Stan Krysztal, desenvolvemos a ideia de prensar granulado de champô e adicionar-lhe ingredientes ativos para diferentes utilizações no cabelo”.
Mo Constantine, cofundadora da Lush e inventora do champô sólido

A história por trás do nome


O primeiro nome dos nossos champôs sólidos foi INASIA, em honra ao Jack, filho da Mo e do Mark Constantine, que, na altura, era uma criança e estava presente na reunião que se organizou para saber que nome teria a nova invenção.
Quando os adultos presentes ficaram sem ideias, o Mark perguntou ao seu filho: “Jack, como se deveria chamar este champô?”. O pequeno balbuciou “I not a soap! I a Jack!” (“não sou um sabonete, sou o Jack!”). A resposta provou o riso geral e levou à frase “I am not a soap, I am a shampoo bar” (não só um sabonete, só uma barra de champô) e a gama foi baptizada como o acrónimo INASIA.

O seu impacto ambiental em números


Atualmente, 65% dos produtos da Lush não têm embalagem. Para nós, isto não é uma tendência ou uma estratégia de marketing, mas uma realidade que nos acompanha há muito e uma parte da nossa revolução cosmética para salvar o planeta.

O seu impacto ambiental em números:

  • Uma barra de champô sólido equivale a três garrafas de 250g de champô líquido.

  • Cada champô dá para 80 a 100 lavagens (dependendo da forma, comprimento e espessura do teu cabelo), sendo muito mais leves e pequenas que qualquer garrafa de champô.

  • Um camião de barras de champô sólido representa, aproximadamente, o mesmo número de lavagens equivalente a 15 camiões de champô líquido!


Nos últimos 14 anos a Lush vendeu 47 milhões de champôs sólidos, evitando assim o fabrico de 141 milhões de garrafas de plástico: o equivalente a 3400 toneladas de plástico, 4% da Grande Ilha de Lixo do Pacífico.

Os nossos favoritos


O favorito da Mo: Seanik
Este champô sólido repleto de algas, sal marinho e limão dará ao seu cabelo todo o volume e brilho que procura para além de um irresitível aroma a verão! Misturámos gel de alga Musgo da-Irlanda, algas Nori e sal marinho para deixar o seu cabelo macio, nutrido e com volume. O óleo de limão acrescenta brilho e a fragrância dos absolutos de mimosa e de jasmim dá aquele toque exótico e tropical.
Este é o favorito da Mo que queria criar um champô suave, mas que não secasse o cabelo. A alga Musgo-da-Irlanda cria uma consistência espessa que, em conjunto com as algas Nori, ganha um efeito suavizante.



O mais vendido: Soak and Float
Uma barra de champô  que não está com meias medidas para ajudar a acalmar o seu couro cabeludo. O óleo de cade é derivado do zimbro e tem sido usado há muito para tratar couro cabeludo com psoríase, caspa e eczema. As pétalas de rosa e malmequer tranquilizam o couro cabeludo, acalmam vermelhidões e ajudam a promover um couro cabeludo feliz e saudável.



O Soak and Float foi um dos primeiros champôs comercializados pela Lush: apareceu em 1995 e apareceu no nosso primeiro catálogo, o Lush Times.

O mais reivindicativo: New
Um champô sólido com canela, cravinho e hortelã pimenta que estimula o couro cabeludo. Os óleos essenciais de folha de canela, louro e cravinho combinam-se com a hortelã-pimenta para aumentar a circulação sanguínea e estimular os folículos capilares. Uma infusão de urtiga e hortelã-pimenta estimula o couro cabeludo e promove um cabelo saudável.



O alecrim suaviza e acalma o couro cabeludo e dá um brilho glorioso ao seu cabelo.
Em 2017, substituimos o pau de canela que adornava este champô por uma mensagem: #BeCrueltyFree para colaborar com a maior campanha mundial contra os testes em animais promovida pela Humane Society International. O Mark insistiu que a mensagem aparecesse em chinês porque, apesar de a Lush não vender os seus produtos na China continental para evitar os testes em animais, este é o champô favorito dos chineses quando fazem turismo e visitam as nossas lojas, levando assim esta mensagem mais longe.

A nossa gama completa



  • 10 variedades

  • Repletas de ingredientes naturais

  • Feitos à mão

  • Equivale a três garrafas de champô

  • Sem conservantes

  • Livres de plásticos

  • Cruelty free


HONEY I WASHED MY HAIR
Com um aroma delicioso a caramelo esta doce barra vai fazer do seu cabelo a estrela do dia. O mel é conhecido por dar suavidade e brilho ao cabelo. Para terminar, o aroma revigorante dos óleos de laranja doce selvagem e bergamota vão ajudar a lavar o cabelo e as preocupações!

ANGEL HAIR
A aquafaba dá brilho e força ao cabelo, a água de rosas e hamamélis acalmam o couro cabeludo, enquanto o óleo de ylang ylang tonifica e estimula de forma gentil, para uma cabeça cheia de cabelo saudável.
Com lecitina de soja para ajudar na absorção de todos os benefícios, vai ficar com cabelo celestialmente suave depois de usar esta barra.

JASON AND THE ARGAN OIL
Combinámos o óleo de argán com glicerina para lhe dar suavidade e brilho. Juntámos também absoluto e óleo de rosa para restaurar e equilibrar o couro cabeludo. O champô ideal para fortalecer e dar brilho ao seu cabelo.

MONTALBANO
Resolva o caso com esta barra de champô cítrica que promete um brilho à séria. Azeitonas verdes melhoram a força tênsil do cabelo enquanto o absoluto de alecrim purificante, o óleo de limão da Sicília e o sumo de limões acabados de espremer fazem o seu cabelo brilhar da raiz até à ponta.

COCONUT RICE CAKE
Um champô de coco hidratante para um cabelo estragado e seco.
Graças ao duo condicionador de coco cremoso e leite de coco orgânico – adiciona mais suavidade com lecitina de soja: a gordura saudável das plantas que ajuda na absorção da hidratação no cabelo.

FLYWAY
Dá textura ao cabelo fino com sal marinho, colhido de salinas que proporcionam locais de paragem para aves limícolas, onde se alimentam, descansam e reproduzem. O óleo de limão purifica o couro cabeludo e dá brilho, a camomila suaviza a pele e cabelo. Tudo isto finalizado com uma fragrância de brisa de verão, para cabelos belos soltos ao vento.

NEW
Um champô sólido com canela, cravinho e hortelã-pimenta que estimula o couro cabeludo. Os óleos essenciais de folha de canela, louro e cravinho combinam-se com a hortelã-pimenta para aumentar a circulação sanguínea e estimular os folículos capilares. Uma infusão de urtiga e hortelã-pimenta estimula o couro cabeludo e promove um cabelo saudável. O alecrim suaviza e acalma o couro cabeludo e dá um brilho glorioso ao seu cabelo.

SOAK AND FLOAT
Uma barra de champô que não está com meias medidas para ajudar a acalmar o seu couro cabeludo. O óleo de cade é derivado do zimbro e tem sido usado há muito para tratar couro cabeludo com psoríase, caspa e eczema. As pétalas de rosa e malmequer tranquilizam o couro cabeludo, acalmam vermelhidões e ajudam a promover um couro cabeludo feliz e saudável.

JUMPING JUNIPER
Perfeito para cabelo que precisa de uma limpeza profunda. As bagas de zimbro controlam a produção de sebo, limpando o couro cabeludo. Usámos óleos essenciais de lavanda calmante e alecrim antibacteriano para acalmar e purificar o couro cabeludo. Os óleos de lima e limão dão brilho, ao ajudar a baixar as cutículas do fio de cabelo, fazendo com que reflitam mais luz e fiquem mais brilhantes.

SEANIK
Este champô sólido repleto de algas, sal marinho e limão dará ao seu cabelo todo o volume e brilho que procura para além de um irresitível aroma a verão! Misturámos gel de alga Musgoda-
Irlanda, algas Nori e sal marinho para deixar o seu cabelo macio, nutrido e com volume. O óleo de limão acrescenta brilho e a fragrância dos absolutos de mimosa e de jasmim dá
aquele toque exótico e tropical.

Como usar


1. Molhe o cabelo.
2. Passe o champô sólido no cabelo algumas vezes, ou esfregue a barra entre as mãos para criar espuma.
3. Massaje gentilmente no couro cabeludo e cabelo, como faria com o champô líquido.
4. Enxague e aplique condicionador se o seu cabelo precisar de algum carinho extra.
5. Deixe a barra a secar ao ar, pronta para a próxima utilização.